Fonte: Música Ltda- O negócio da música para empreendedores
Negócios do mercado de cultura e entretenimento também precisam conhecer o público da sua arte ou serviço Conhecer os desejos e as necessidades de um público específico para oferecer a ele produtos e serviços que o satisfaça é o que procura o marketing. No mercado de cultura e entretenimento essa lógica não é diferente. Quando conhecemos quem são nossos clientes, o que eles gostam, desejam para o futuro e se comportam é possível atendê-los melhor e garantir que eles se tornem clientes fieis.
No caso dos negócios de cultura e entretenimento, basta o produtor ser um bom observador que muitas dessas informações podem ser obtidas sem ser preciso a contratação de uma empresa de pesquisa. No entanto, é preciso estar atento ao sexo, idade, escolaridade, renda, necessidades e desejos, inclusive de consumo, do público dos seus eventos. Outra maneira de obter essas informações é aplicando questionários ou fazendo entrevistas com o público, ainda que disfarçadas de conversa informal. Qual o comportamento do público da sua banda? Ele é frequentador assíduo ou eventual dos shows? Ele vai sozinho ou acompanhado? Quanto gasta no bar? Compra disco, camiseta?
Os hábitos fora do ambiente que o empreendedor pode observá-lo também são importantes, como por exemplo, saber como ele se relaciona com os meios de comunicação, como redes sociais, se vai à academia, cinema, faculdade, barzinho. Trabalha, mora sozinho, é solteiro, anda de ônibus? Todas essas informações são pistas para entender o que procura o seu público.
Mas entender e identificar as necessidades e desejos dos clientes nem sempre é tarefa fácil. Muitos clientes não sabem claramente o que estão à procura, nesses casos o profissional de marketing precisa pesquisar mais a fundo. Kotler e Keller, em "A Administração de Marketing", distinguem cinco tipos de necessidades usando, como exemplo, o mercado automobilístico:
- declaradas (o cliente quer um carro econômico);
- reais (o cliente quer um carro com baixo custo de manutenção);
- não declaradas (o cliente espera um bom atendimento do revendedor);
- de algo mais (o cliente gostaria que o carro viesse com um computador);
- secretas (o cliente quer ser visto como um consumidor inteligente).
Com essas informações em mãos, o produtor ou empreendedor pode traçar melhor suas ações no futuro, como na hora de escolher uma casa de shows para sua banda. Quando ficam claras as expectativas e gostos do público-alvo do seu evento, fica mais fácil agradá-lo, oferecendo as bebidas que gostam e os níveis de conforto que esperam, por exemplo.
Com informações do livro Música Ltda, de Leonardo Salazar.
Uma publicação lançada pelo Sebrae/PE.
http://www.musicaltda.com.br/livro/
No caso dos negócios de cultura e entretenimento, basta o produtor ser um bom observador que muitas dessas informações podem ser obtidas sem ser preciso a contratação de uma empresa de pesquisa. No entanto, é preciso estar atento ao sexo, idade, escolaridade, renda, necessidades e desejos, inclusive de consumo, do público dos seus eventos. Outra maneira de obter essas informações é aplicando questionários ou fazendo entrevistas com o público, ainda que disfarçadas de conversa informal. Qual o comportamento do público da sua banda? Ele é frequentador assíduo ou eventual dos shows? Ele vai sozinho ou acompanhado? Quanto gasta no bar? Compra disco, camiseta?
Os hábitos fora do ambiente que o empreendedor pode observá-lo também são importantes, como por exemplo, saber como ele se relaciona com os meios de comunicação, como redes sociais, se vai à academia, cinema, faculdade, barzinho. Trabalha, mora sozinho, é solteiro, anda de ônibus? Todas essas informações são pistas para entender o que procura o seu público.
Mas entender e identificar as necessidades e desejos dos clientes nem sempre é tarefa fácil. Muitos clientes não sabem claramente o que estão à procura, nesses casos o profissional de marketing precisa pesquisar mais a fundo. Kotler e Keller, em "A Administração de Marketing", distinguem cinco tipos de necessidades usando, como exemplo, o mercado automobilístico:
- declaradas (o cliente quer um carro econômico);
- reais (o cliente quer um carro com baixo custo de manutenção);
- não declaradas (o cliente espera um bom atendimento do revendedor);
- de algo mais (o cliente gostaria que o carro viesse com um computador);
- secretas (o cliente quer ser visto como um consumidor inteligente).
Com essas informações em mãos, o produtor ou empreendedor pode traçar melhor suas ações no futuro, como na hora de escolher uma casa de shows para sua banda. Quando ficam claras as expectativas e gostos do público-alvo do seu evento, fica mais fácil agradá-lo, oferecendo as bebidas que gostam e os níveis de conforto que esperam, por exemplo.
Com informações do livro Música Ltda, de Leonardo Salazar.
Uma publicação lançada pelo Sebrae/PE.
http://www.musicaltda.com.br/livro/