Fortificações do Rio e Niterói recebem evento internacional

Logomarca do evento
A Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército, a Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e o Espacio Cultural Al Pie de la Muralla estão organizando o 8º Seminário Internacional de Cidades Fortificadas e 3º Encontro de Gestores de Fortificações que será realizado no período de 22 a 26 de outubro de 2012, no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro.
Forte Duque de Caxias, no Leme
Participarão do seminário alguns dos maiores especialistas do mundo em fortificações para discutir a relação desses sítios históricos com temas como auto-sustentabilidade, conservação de edifícios e acervos, pesquisa, divulgação e difusão cultural, educação patrimonial, visitação e turismo, acessibilidade, democratização do acesso, uso adequado dos espaços, cooperação internacional e viabilização econômica de projetos de revitalização e uso turístico-cultural.

Forte São José, na Fortaleza de São João
O encontro originou-se em 2005 no Uruguai, onde ocorreram as cinco primeiras edições (Montevidéu, Colônia do Sacramento e Maldonado), sob a coordenação do Espacio Cultural Al Pie de la Muralla. Em 2010 a Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - deu início à trajetória brasileira do seminário em Florianópolis e, em 2011, a Prefeitura de Bertioga foi a anfitriã e organizadora do seminário.

Forte São Luís
O evento terá a participação, do ICOFORT (International Committee on Fortifications and Military Heritage/ICOMOS/UNESCO), do IPHAN e de outras importantes instituições da área cultural.
Nessa ocasião, ações de gestão e pesquisas realizadas em diversos países serão apresentadas em mesas temáticas e sessões institucionais. 

Forte de Copacabana
A gestão e a implementação de projetos sustentáveis para o uso turístico-cultural das fortificações do Rio de Janeiro e Niterói serão motivo de atenção especial, em interação com as soluções adotadas em outros sítios históricos no mundo, inclusive com a realização de trabalhos de campo durante visitas técnicas.
Fortaleza de Santa Cruz





Saiba mais sobre o evento em:

Forte do Pico